sábado, 3 de março de 2012

Comunicação Por Microondas

Microondas são ondas eletromagnéticas com comprimentos de onda maiores que os dos raios infravermelhos, mas menores que o comprimento de onda das ondas de rádio variando o comprimento de onda, consoante os autores, de 1 m(0,3 GHz de frequência) até 1,0 mm (300 GHz de frequência) - intervalo equivalente às faixas UHFSHF e EHF.


Um equipamento de microondas envia sinais digitais ou analógicos de um transmissor para um receptor. Usado inicialmente, em televisão e rádio, para ligar o estúdio à torre de transmissão, é hoje muito utilizado na cobertura ao vivo de eventos e em reportagens.         
    Antena de microondas.
 
Uma antena de microondas tem dois elementos: o refletor parabólico e a própria antena que é um dipolo eletromagnético. As microondas enviadas pela parábola transmissora incidem diretamente sobre a parábola receptora que, por sua vez, focaliza as ondas no seu ponto central, onde está a antena receptora. Dessa antena as ondas são levadas por uma guia de onda até o radioreceptor. 
         

Cada antena de microondas com sua respectiva parábola, geralmente serve para transmitir e/ou receber mais de um canal de RF Para a geração de micro-ondas podem ser utilizados transistores de efeito de campo (FET: Field Effect Transistor), transístores bipolares, diodo Gunn e diodo IMPATT, entre outros. Dispositivos a válvula , ou válvulas termiônicas, por exemplo: magnetron, o klystron, o TWT e o gyrotron.


   Transmissão por visibilidade.
Ao ultrapassarem os 300MHz, as ondas de rádio passam a se propagar quase em linha reta, obrigando que as antenas transmissoras e receptoras fiquem uma de frente para outra.
          

Um sinal de microondas só pode ser enviado em linha reta e sem nenhuma obstrução. Mesmo uma chuva forte pode prejudicar a qualidade do sinal.
          

A curvatura da Terra também interfere na comunicação por microondas. As antenas que fazem a transmissão, recepção e modulação de rádio freqüência, devem estar a uma distância de até 80 km. Em distâncias maiores, ou quando há obstáculos, são adicionados reprodutores entre a origem e o destino para redirecionar o caminho da transmissão.
         

Equipamentos modernos de microondas (omnidirecionais) permitem o envio de sinal em uma grande área de recepção, possibilitando o uso de helicópteros e carros em movimento para a transmissão. 


Radar é um dos exemplos de aparelhos que usam radiação em micro-ondas para detectar a distância, velocidade e outras características de objetos distantes.


Redes Locais sem-fio, tais como BluetoothWIFIWiMAX e outros usam micro-ondas na faixa de 2,4 a 5,8 GHz. Alguns serviços de acesso à Internetpor rádio também usam faixas de 2,4 a 5,8 GHz.


TV a cabo e Internet de banda larga por cabo coaxial, bem como certas redes de telefonia celular móvel, também usam as frequências mais baixas das micro-ondas.


Micro-ondas podem ser usadas para transmitir energia a longas distâncias e, após a 2ª Guerra Mundial, têm sido realizadas diversas pesquisas para verificar essas possibilidades. ANASA realizou pesquisas, durante os anos 1970/80, sobre o uso de Satélites de Energia solar que captariam as emissões solares e as retransmitiriam para a superfície da Terra por meio de micro-ondas.

2 comentários: